Doenças Cardiovasculares. Qual a sua importância e por que previni-las?

(Imagens tridimensionais do coração por Angiotomografia das artérias coronárias)

          Em 2015 a Sociedade Americana de Cardiologia (American Heart Association) publica um alerta que naquele ano registraram mais de 17 milhões de mortes por doença cardiovascular, representando mais de 30% de todas as mortes ocorridas em todo mundo, causando mais mortes do que todas as causas de câncer somadas, com a alarmante estatística de uma morte a cada 40 segundos consequente a doença cardiovascular. Como se não bastasse a devastadora mortalidade da doença cardiovascular, estima-se que o infarto pode ser o primeiro sintoma da doença em um percentual significativo dos casos. Desta forma, a prevenção seria a principal arma para evitar esta tragédia. (Heart disease and stroke statistics—2015 update: a report from the American Heart Association).

          O avanço na medicina diagnóstica nas últimas décadas foi surpreendente, dentre elas a detecção de maneira não invasiva pela tomografia computadorizada de placas de gordura que pudessem obstruir as artérias coronárias, com potencial de causar infarto foi um destes grandes avanços. Assim, a angitomografia das artérias coronárias, pode detectar precocemente a presença de placas de gorduras, antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma, e caso apresentem muitas placas e/ou causem estreitamentos, as lesões coronárias podem ser tratadas precocemente de acordo com sua gravidade, com medicamentos, cateterismos com implante de stents e até cirurgias com pontes de mamária e safena, podendo evitar muitos infartos, que poderiam ser fatais.

     Recentes publicacões em revistas científicas de cardiologia respeitadas na comunidade científica, demonstram que a tomografia das artérias coronárias pode melhorar a detecção da doença coronariana,  modificando o tratamento médico, de forma a reduzir a mortalidade da doença cardiovascular de maneira mais eficaz. (http://dx.doi.org/10.1016/j.jacc.2016.02.026).

       Com todas as evidências científicas atuais comprovando a eficácia deste método diagnóstico na detecção da doença arterial coronariana, a ANS (agência nacional de saúde suplementar),aprovou a inclusão da angitomografia das arterias coronárias no seu ROL, desta forma, tornou obrigatório que todos os planos de saúde comercializadas a partir de 2 de janeiro de 1999, disponibilizassem aos seus usuários, o exame de angitomografia das artérias coronárias todas as vezes que houverem indicações precisas e satisfatórias para a realização do exame. (http://www.ans.gov.br).

 

      Texto de Dr. Afonso Akio Shiozaki, responsável pelo setor de tomografia cardiovascular da Ômega Diagnósticos em Londrina. Realizou especialização em tomografia e ressonância cardiovascular no Instituto do Coração em São Paulo (InCor-HC.FMUSP) e doutorado pela Faculdade de Medicina na USP. Foi medico da unidade coronariopatias agudas do InCor-HCFMUSP e da imagem cardiovascular nas equipes de tomografia e ressonância cardiovascular do Hospital Sírio Libânes, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Fleury em São Paulo.

 

 

Compartilhe:

VOLTAR