ULTRASSONOGRAFIA

Ultrassonografia Especializada

Ultrassonografia médica é um método de imagem, não invasiva, baseado na aplicação de ultrassom para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real - dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

O intuito é visualizar a presença de doenças e excluir alguma patologia. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

O exame é realizado por um médico, capacitado para essa função, especializado em Ultrassonografia médica e/ou Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Após o exame, o profissional realiza um relatório médico (laudo), que será entregue para o paciente junto com as imagens produzidas em filmes radiográficos, impressões de alta qualidade e/ou por imagens digitais em mídias digitais (CD).  

Como é realizado:

O exame de ultrassonografia é totalmente indolor e não ocasiona nenhum incômodo.

O exame é realizado da seguinte forma: com o paciente deitado, aplica-se uma fina camada de gel sobre a pele, na região a ser examinada. Sobre o gel, desliza-se um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência, inaudíveis pelo ouvido humano, que são captadas de volta sob a forma de eco.

Essas ondas sonoras são convertidas pelo sistema de ultrassom em imagens, que podem ser visualizadas na tela do computador na forma seccional ou tridimensional.  

VOLTAR