RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Ressonância Magnética 1.5T

A ressonância magnética é uma tecnologia de imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidos, sem a emissão de radiação.

No centro do equipamento encontra-se um imã. Durante o exame, sinais de radiofreqüência são emitidos para o corpo do paciente que os reemite para o computador que converte em imagens. Depois disso, essas imagens são visualizadas e analisadas pelo médico radiologista.

Esta técnica é utilizada para investigar praticamente todas as partes do corpo, como o cérebro, articulações e discos da coluna vertebral, sendo ideal para o exame de lesões cerebrais, lombares e tumores.

Como é realizado:

O exame é executado com o paciente deitado, com a área do corpo que vai ser examinada dentro do túnel do equipamento. Este túnel é aberto nas duas extremidades, ventilado e iluminado. A duração do exame varia, dependendo da parte do corpo que é examinada, contudo a duração normal é de 15 minutos a uma hora.  

Recomendações ao paciente:

- Não é necessário suspender o uso de medicamentos.
- O paciente pode comer normalmente.
- Não é necessário estar em jejum para exames sem anestesia.
- Antes do exame o paciente responderá um questionário onde deverá informar se já fez alguma cirurgia, tem algum implante ou no caso das mulheres, está grávida ou existe a possibilidade de estar. Marca passos cardíacos geralmente impedem o exame.
- Não é possível entrar na sala de exames com pertences pessoais como relógio, telefone celular, aparelhos de audição, moedas e cartões magnéticos.
- A roupa usada no exame não pode conter metais (como botões e fivelas).
- O paciente deve ir ao banheiro antes do exame para que não experimente nenhuma urgência durante o mesmo, que pode durar um período longo.- O paciente poderá retomar suas atividades normalmente imediatamente após a realização do exame de Ressonância Magnética. 

VOLTAR