RAIOS-X DIGITAL

Foto de RAIOS-X DIGITAL

O Raio-X é um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo utilizando raios X. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo.

Os raios X atravessam a maioria dos objetos, inclusive o corpo. Uma vez que o aparelho está corretamente direcionado à parte do corpo que será examinado, o feixe de raios X atravessa o corpo produzindo uma imagem, registrada por uma placa especial de registro de imagens.

A radiografia é utilizada para avaliar mudanças ósseas, fraturas, localizar objetos estranhos, detectar a presença de câncer, avaliar lesões ou o dano causado por infecções, artrite, crescimentos ósseos anormais ou osteoporose.  
Como é realizado:
O paciente e a máquina que irá fazer o exame são posicionados de acordo com o local do corpo a ser examinado.
No Raio-X Digital o paciente é posicionado na frente do tubo do equipamento, para que o mesmo vá adquirindo as imagens para serem armazenadas e posteriormente examinadas pelo médico, não necessitando revelar o filme ou até mesmo digitalizar a imagem uma vez que este equipamento já adquire a imagem digitalizada, podendo ser armazenada, pós-processada, distribuída e impressa.

Por vezes é necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem. Os raios emitidos pela máquina não machucam. Eles passam através do corpo e “marcam” uma placa sensível, gerando a imagem do local desejado.
O exame é realizado por um profissional capacitado para essa função (técnico de Radiologia), sendo selecionados a quantidade e o tempo de Raios-X necessários para cada tipo de exame realizado.

A imagem produzida é interpretada por um médico Radiologista, especialista nessa função. Na Ômega Diagnósticos, todos os nossos radiologistas são Especialistas e Titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O médico realiza um relatório (laudo), que será entregue para o paciente junto com as imagens produzidas em um filme radiográfico ou por imagens digitais em mídias digitais (CD).  

Recomendações ao paciente:

- O paciente deve usar roupas soltas que você pode tirar facilmente, como uma camisa de botões e até mesmo um sutiã que abre na frente para mulheres. Será necessário remover a roupa da área a ser radiografada, ou usar uma roupa de hospital.
- Não fumar no dia do procedimento, especialmente se o objetivo do raio-x é tirar uma foto dos seus órgãos internos.  
- Preparar-se para ingerir o que se chama de meio de contraste. Às vezes é necessário para os pacientes ingerir iodo ou bário como um meio de contraste para ajudar a iluminar a área específica que será radiografada. 

VOLTAR