MAMOGRAFIA DIGITAL

Mamografia Digital

Mamografia é um exame radiológico específico para o estudo das alterações da mama, realizado por um aparelho gerador de Raios-X chamado mamógrafo, auxiliando na detecção de doenças nesta região do corpo.

Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

Na mamografia digital o detector da máquina de raios-x transforma a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida de forma imediata à tela do computador. Exames realizados com o mamógrafo digital tornam o procedimento mais rápido e simples, para a comodidade da paciente, já que na própria sala de exames o processo pode definir se as imagens estão ou não em um padrão correto para a devida análise.  
Como é realizado:

O exame de mamografia digital dura poucos minutos. A paciente terá que retirar a roupa da cintura para cima e colocar um avental apropriado, além de ter que remover qualquer acessório que possa se sobrepor à mama e interferir na imagem radiográfica.

Para fazer o exame, a paciente ficará em pé diante do aparelho e fará pelo menos duas imagens de uma mama, sendo uma de cada vez. A mama será comprimida firmemente entre duas placas planas a fim de espalhar o tecido mamário e reduzir a dose de radiação necessária para obtenção de uma imagem adequada. Todo o tecido mamário e a axila devem ser incluídos na análise.

A compressão causada pela mamografia pode causar certo desconforto à mulher, mas não deve machucá-la. Mulheres que têm implantes mamários farão um maior número de incidências mamográficas, geralmente quatro em cada mama (ao invés de duas como na paciente sem implante).
Recomendações ao paciente:

- A paciente não deve usar creme, desodorante, perfume ou talco, os quais podem deixar resíduos que prejudicam a captação das imagens.
- A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual - nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. 
- Normalmente as mulheres devem tirar toda a parte superior da vestimenta. Então, o melhor é evitar peças únicas, como vestidos, ou roupas muito difíceis de retirar. O ideal é usar uma camisa abotoada no dia do exame, pois esta pode ser facilmente retirada e vestida.  - Avise ao técnico caso você apresente implantes mamários (exige técnicas diferentes) ou gravidez/ suspeita de gravidez (a radiação pode afetar a formação do bebê). 

VOLTAR