DENSITOMETRIA ÓSSEA

Foto de DENSITOMETRIA ÓSSEA

A densitometria óssea é um exame que mede a densidade mineral dos ossos a fim de compará-la aos padrões da idade e sexo do paciente. Através dessa comparação é possível tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos. A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea.

É um exame indolor, simples, seguro e não invasivo, que usa doses mínimas de radiação para captar e analisar por computador o teor de cálcio e de outros minerais contidos nos ossos, durando aproximadamente 20 minutos.

Além do exame para medição da densidade mineral dos ossos, através do exame de Densitometria de Corpo Inteiro é possível analisar a taxa metabólica do paciente em repouso, o índice muscular esquelético relativo e o tecido adiposo visceral estimado.

Nesse exame obtém-se dados precisos sobre a massa muscular e porcentagem de gordura em cada membro (braços, pernas, tronco e abdomem).

Como é realizado:

A densitometria óssea é realizada por um técnico em radiografia. No momento do exame, o paciente trocará a sua roupa por uma vestimenta própria para fazer exames.

O paciente se deitará no aparelho, sobre uma mesa acolchoada, e irá posicionar suas pernas em um suporte de esponja, alinhando sua pelve e a coluna vertebral. O “braço” do aparelho, que contém o gerador de raios-X de um lado e o receptor de outro, percorrerá a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

O teste de densitometria óssea deverá ser feito em pelo menos dois ossos diferentes, de preferência o quadril e coluna vertebral. A densitometria óssea não causa dor.

Recomendações ao paciente:

- Não ingerir medicamentos que contenham cálcio 24 horas antes da realização do exame.
- Caso a paciente acredite estar grávida, deve notificar o médico.
- O paciente não deverá ter se submetido a exame de Medicina Nuclear previamente (72 horas) e não deverá ter realizado exame radiológico com uso de contraste (aguardar pelo menos 5 dias).
- No dia do teste, o paciente deverá comparecer com roupa sem metais (zíper, botões, broches, etc).

VOLTAR