A tomografia computadorizada multislice é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. O exame é feito por meio de um aparelho de Raios X que gira em volta do paciente, fazendo radiografias transversais do corpo, resultando em imagens detalhadas dos órgãos internos, por meio de múltiplas fatias. Após feitas as imagens, o aparelho reúne as fatias, gerando incríveis imagens em 3D.
O exame permite estudo de todas as partes do corpo, como avaliação cerebral, da cabeça e do pescoço, dos pulmões, dos órgãos abdominais, além de pesquisa de cálculos urinários, estudo dos vasos sanguíneos e análise das estruturas ósseas.
A qualidade das imagens conseguidas por esse tipo de equipamento permite a realização de diagnósticos precoces e, muitas vezes, possibilita até que se realizem medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de doenças.
Como é realizado
O paciente deita-se numa confortável mesa de exame que, lentamente, vai passando por uma abertura no equipamento. Ao mesmo tempo, o anel de Raios X no interior do Tomógrafo vai girando em volta da mesa de exame, registrando imagens altamente detalhadas, que serão convertidas em 3D. Desse modo, é possível cobrir extensas seções do corpo em um só exame.
Os exames de tomografia computadorizada duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada. Em certos exames, pode-se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso.
Recomendações ao paciente
- Fazer jejum de pelo menos 6 horas (8 horas caso necessite de contraste intravenoso).
- Caso seja realizado o exame com sedação, são necessárias 8 horas de jejum absoluto e a companhia de um adulto responsável pelo paciente.
- Evitar roupas com metal e uso de joias e acessórios no dia do exame.
- No caso de uma gravidez recente, a paciente deverá consultar o especialista antes da realização do exame. Comunicar, com antecedência, caso o paciente sofra de claustrofobia.